Projeto Olhar Fotográfico

3º Ano Ensino Fundamental


Apresentação:
“Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração",
Henri Cartier-Bresson.

Em nosso dia-a-dia é possível observarmos atitudes rudes e grosseiras não só em relação às pessoas como também em relação ao ambiente. Depredação do bem comum, a falta de cordialidade e boas maneiras são cada vez mais comuns. Quando expomos essas atitudes por um ângulo crítico, os que observam ficam indignados com tais atitudes, ainda que estes mesmo tenham agido de maneira similar anteriormente.
O projeto visa explorar o senso crítico e analítico dos nossos alunos quanto às atitudes positivas e negativas das pessoas, fazendo-os compreender como as pessoas nos vêm quando agimos ruinosamente em relação ao ambiente e às pessoas. Dessa forma, poderemos desenvolver atitudes positivas neles que por sua vez passarão também para os seus familiares e amigos.

Desenvolvimento:
Os alunos irão fotografar atitudes e ações positivas ou negativas em relação ao meio ambiente e ao próximo. Podem ser fotografado desrespeito no transito, cuidados com animais, com idosos. Pode ser ainda uma amostra da miséria e injustiça. Pode ser fotografado ainda um aluno plantando uma árvore, etc.
Para que os alunos compreendam o que irão fotografar será necessário ampliar o repertório dos alunos, ou seja, fazer com que eles entrem em contato com fotos que os impressionem, entendendo assim como a fotografia pode suscitar os sentimentos mais profundos.
Vale frisar que as características, como luz, ângulo, perspectiva, composição, planos, textura, foco e movimento, podem ser abordadas de forma breve através da apreciação e análise das imagens feitas por pessoas comuns e por profissionais. Pois é com a visualização e as intervenções do professor que o aluno o perceberá de forma contextualizada e terá condições de avaliar o impacto que nossas ação tem sobre outros. Telefones celulares com câmera podem ser utilizados.

Passo a passo:
O professor apresenta imagens feitas por pessoas comuns e por fotógrafos conhecidos, incentivando os alunos a reparar nos elementos que se destacam na linguagem visual e debater sobre eles. Com o olhar mais afinado, a turma é convidada a fotografar a escola. Depois de terem acesso a todo esse conhecimento e estarem com o olhar mais treinado, os alunos terão condições de disparar os primeiros cliques.
Será criado um blog para postar as fotos tiradas pelos alunos e para que os pais e familiares possa participar do projeto.

Conclusão:
Em culminância do projeto poderá ser montado um stand com as fotos dos alunos, as melhores de cada aluno selecionado pelo próprio aluno. Promover uma exposição fotográfica prestigiará o trabalho desenvolvido por eles. Os pais e familiares poderão ser convidados para visitarem a esposição.
Projeto desenvolvido por Luiz Carlos Santana