Série indicada: 4º ou 5º Anos
Introdução
Vivemos em uma era violenta; sofremos violências cada vez maiores e com mais constância; assistimos quotidianamente manifestações de violência... A violência entra em nossas casas, mudam nossa vida, nossos valores, nossas famílias, nosso comportamento.
A violência é um sinal, um sintoma de uma sociedade que não criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referenciais de cidadania e de respeito pelo próximo. A solução, em longo prazo, desses problemas exigem uma verdadeira revolução na maneira de educar nossas crianças.
Muito mais importante do que favorecer uma avalanche de conhecimentos e informações às nossas crianças é os formarmos enquanto seres humanos, incentivando-os a darem o melhor de si. Devemos juntos, educadores, pais e responsáveis, tomar essa atitude diante de nossas crianças, tornando isso nossa missão: colaborarmos para a formação humana integral de nossos pequenos!
Objetivos
Este projeto tem como objetivo mostrar aos alunos a importância de se resgatar alguns valores morais e culturais em prol de uma sociedade mais justa e igulitária.
Ferramentas utilizadas
O projeto será apresentado aos alunos em forma de vídeos para que o tema seja absolvido pelos alunos, fazendo-os entender o seu objetivo.
Os alunos discutirão o significado dos valores na vida deles como o amor, a amizade, justiça, solidariedade, etc e escolherão um valor que ache mais importante. Será criada uma cartilha com estes valores com seu significado onde o aluno colocará “qual o seu valor e o que ele representa em sua vida”.
· MS Word – Para digitar a descrição de cada valor segundo o aluno;
· MS Paint – no sentido de desenhar sobre o valor por ele escolhido.
Conclusão
Na culminância do projeto será montado uma cartilha com desenhos criados por eles no MS Paint e o texto digitado com a descrição. A cartilha pode ser editada no MS Word dando um formato de livreto. Pode ser marcado uma manhã de autógrafos e convidar os pais a comparecerem e prestigiar o trabalhos desenvolvido pelos alunos.