segunda-feira, 23 de maio de 2011

O valor de uma boa leitura!

Animais usam o instinto para sobreviver e os humanos transformam o conhecimento em instrumentos de sobrevivência. Num mundo cada vez mais competitivo o conhecimento se torna indispensável para a permanência num mundo tão volátil no que diz respeito à informação.
O que hoje parece ser suficiente, amanhã já não serve mais como referência. É como se tivéssemos que dar pelo menos dois passos para permanecer no lugar onde estamos. Isto provoca a necessidade de mudanças em nós, nossos costumes e hábitos precisam ser reavaliados.
No que diz respeito à leitura, sabemos que o brasileiro não tem o hábito da leitura, não lêem nem dois livros por ano e os estudantes estão entre os piores do mundo em testes de leitura.  Atrelado a isso metade da população adulta é analfabeta funcional. Segundo pesquisas feitas no ano passado com adolescentes e adultos pelo Instituto Pró-Livro, a média de leitura anual da população brasileira, incluindo a Bíblia e livros didáticos e técnicos é de 4,7 livros. O número de obras que os brasileiros lêem por ano por vontade própria, sem ser obrigados por escolas ou universidades é 1,3 livro. O número de obras que as pessoas compram por ano é 1,1 livro sendo que 39% dos leitores brasileiros têm até 17 anos, ou seja, estão em idade escolar e lêem livros indicados pela escola; 14% têm entre 18 e 24 anos, idade compatível com ensino superior.
Talvez por isso o nosso país esteja muito aquém dos países desenvolvidos. A leitura não só nos mantém informados do que está acontecendo no mundo como também nos ajuda a encontrar o caminho na vida. Dá-nos resposta às perguntas que fazemos e pode ser muito prazeroso. Se desenvolvermos o hábito de leitura, ler será uma viagem maravilhosa.
Para os que ainda não possuem esse hábito, pode começar aos poucos, lendo pequenos contos ou histórias de pessoas ou lugares que lhe chamem a atenção. Para os que não têm muita paciência com livros, podem fazer uso da internet que tem sido um grande aliado. O advento dos e-books tem contribuído bastante no estímulo à leitura.
Porém, a leitura para ser prazerosa e proveitosa não pode ser de qualquer coisa. Primeiro precisamos nos identificar com a obra, os autores e estilos. Aos poucos vamos conhecendo a maneira como cada autor escreve e vamos percebendo se vale ou não a pena ler as obras deste. Os estilos são os mais variados. Psicologia, contos, fábulas, histórias, romance, drama, ação policial, ficção, em fim, não importa o estilo o importante é ler com o coração aberto ao aprendizado.
Se quem lê viaja, tenha como meta viajar pelo menos uma vez por mês. Sinta o prazer de uma boa leitura e faça de sua vida um rio de palavras. Deixe que os Contos contem para você as Histórias de um novo Romance. Não deixe que o Drama da vida diária se torne uma Ficção nem uma Fábula, fazendo a sua Psicologia virar uma verdadeira Ação Policial.
Ninguém pode tirar de você o conhecimento que adquire por meio da leitura.


Imagens: Blog Ler é divertido e Curitiba Grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!